Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

30/10/2019
117
Comemorado no dia 30 de outubro, o dia nacional de luta contra o reumatismo alerta a população em relação a necessidade do seu diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Reumatismo não é uma doença em si, mas sim um termo que reúne várias doenças que comprometem articulações, ossos, tendões e músculos, além de algumas doenças do sistema imunológico, entre elas artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite (bico de papagaio), fibromialgia e outras.

Quem são os acometidos?

Muitos imaginam que possam ser doenças de idosos, mas estes não são os únicos, pois pode acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças, sexo masculino ou feminino.
As doenças reumáticas se apresentam como inflamações e geralmente associadas a um importante comprometimento da qualidade de vida, pois muitas vezes há uma limitação para a realização de diversas atividades do dia a dia.
A diversidade de doenças reumáticas existentes impede uma definição que abranja adequadamente todas elas, pois os mecanismos causadores e os órgãos atingidos variam bastante. A grande queixa sempre são dores, sintomas que, juntamente com exames clínicos e laboratoriais, permitem ao médico fazer o diagnóstico e propor o tratamento, que é sempre mais eficiente, quanto antes for iniciado.

Tratamento

Todo tratamento deve ser individualizado, mas de uma maneira geral, medidas para prevenção e tratamento envolvem melhorias no estilo de vida, incluindo prática de atividades físicas, controle de peso e redução da oxidação e inflamação.
Uma alimentação saudável, com ação antioxidante e anti-inflamatória é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças reumáticas.